CronoCast #15 – Alexandre, o Grande

Fala galera! CronoCast #15 no ar! Hoje, Christian Focking, Filipe Arantes e Alfredo de Oliveira Jr. conversam sobre um dos maiores líderes da História: Alexandre, o Grande!

Neste programa saiba mais sobre a decadência das cidades-Estado helênicas e como isso facilitou a invasão macedônica da Grécia.

Conheça mais sobre a educação e a influência da cultura grega sobre Alexandre, além das táticas e das armas que possibilitaram sua expansão até os confins do mundo conhecido, transformando o rei da Macedônia em Faraó do Egito, Xá da Pérsia e Senhor da Ásia.

Descubra também como a formação deste vasto império foi acompanhada por uma transformação intelectual e artística, com o surgimento da cultura Helenística. Por fim, saiba como é possível um making-of ser melhor que o próprio filme.

FEED, RSS e iTunes (Podcast) Assine: http://feeds.feedburner.com/CronoCast

Página no Itunes: Clique Aqui.

Sugestões, críticas e erros:
Envie e-mail para: contato@cronologico.com.br ou clique aqui.

Edição: Aerolitos.com.br

  • Nathan N. Kurosaki

    Uma pequena critica é que os senhores contaram a história do encontro de Alexandre com Diógenes com pouca emoção e com alguns furos, por exemplo, Alexandre oferece a Diógenes várias coisas, mas em troca de seu conhecimento para lhe ajudar nas batalhas e o que Diógenes responde é “Senhor, apenas não tire de mim o que não pode me dar”. Com essa resposta, Alexandre percebe seu posicionamento entre o sol e o filósofo.
    P.S: Sou estudante de ensino médio do Rio de Janeiro

    • Alfredo de Oliveira Jr.

      Olá Nathan, como vai? Obrigado pela audiência! Sobre a passagem de Diógenes, focamos mais nas possíveis interpretações e significados, e talvez por isso tenhamos deixado a emoção de lado. Já sobre o diálogo em si, as falas dos personagens variam muito dependendo da fonte consultada. Por exemplo, na versão do “Tusculan Disputations”, de autoria de Cícero, presente no Project Gutenberg, a fala de Diógenes aparece como “I wish that you would stand a little out of the line between me and the sun”. Em outra tradução da mesma obra de Cícero, feita por J. E. King, a fala de Diógenes é assim transcrita: “when Alexander asked him to name anything he wanted: ‘Just now’ said he, ‘stand abit away from the sun'”. Já no “De Beneficiis” de Sêneca, o trecho é narrado, afirmando que “for what Diogenes refused to receive was even more than Alexander was able to give”. Plutarco, por sua vez, em suas “Vidas Paralelas”, acrescentou a famosa resposta de Alexandre a Diógenes: “If I were not Alexander, I would have been Diogenes”. Como todo mito, ele é sujeito a múltiplas versões e interpretações ao longo do tempo. Grande abraço!

    • Alfredo de Oliveira Jr.

      Olá Nathan, como vai? Obrigado pela audiência! Sobre a passagem de Diógenes, focamos mais nas possíveis interpretações e significados, e talvez por isso tenhamos deixado a emoção de lado. Já sobre o diálogo em si, as falas dos personagens variam muito dependendo da fonte consultada. Por exemplo, na versão do “Tusculan Disputations”, de autoria de Cícero, presente no Project Gutenberg, a fala de Diógenes aparece como “I wish that you would stand a little out of the line between me and the sun”. Em outra tradução da mesma obra de Cícero, feita por J. E. King, a fala de Diógenes é assim transcrita: “when Alexander asked him to name anything he wanted: ‘Just now’ said he, ‘stand abit away from the sun’”. Já no “De Beneficiis” de Sêneca, o trecho é narrado, afirmando que “for what Diogenes refused to receive was even more than Alexander was able to give”. Plutarco, por sua vez, em suas “Vidas Paralelas”, acrescentou a famosa resposta de Alexandre a Diógenes: “If I were not Alexander, I would have been Diogenes”. Como todo mito, ele é sujeito a múltiplas versões e interpretações ao longo do tempo. Grande abraço! Alfredo

  • Ozi Souza

    Conheci o trabalho de vocês há uma semana e estou ouvindo um episodio por dia. Parabéns pelo trabalho. Sou professor de música em São Paulo Capital e adoro história. Ouço o podcast em streaming. Gostaria que vcs fizessem um episódio sobre A.C. D.C. Como surgiu este conceito e porque algumas culturas têm o seu próprio calendário. Abrs

    • Equipe Cronologico

      Olá Ozi! Muito obrigado pela audiência :) Obrigado pela sugestão! :) Programas sobre temas ligados a disciplina História e historiografia estão na lista :) Abraços!

    • hugoeustaquio

      Calendário é um assunto ótimo, mas tem um episódio um tanto recente do scicast sobre o calendário…

  • Eduardo Baião

    Sou aqui mais um maldito ouvinte que vem para dizer que o podcasts de vocês é excelente.

    Talvez a falta de feedback da galera seja porque não temos do reclamar.

    Se melhorar estraga. :)

    PS: Sou de Barueri/SP

    • Equipe Cronologico

      Olá Eduardo! Obrigado pelas palavras e pela audiência! :) Abraços!

  • pedro pimenta

    eu queria pedir uma tema: Império Mongol e/ou Gengis Khan, Que foi muito maior que o Xandão. Também sugerir uma saga de livros sobre o mesmo, “O Conquistador”

    • Equipe Cronologico

      Olá Pedro, como vai? Obrigado pelas sugestões! Gengis Khan está com certeza na lista! Abraços :)

    • hugoeustaquio

      Uma sugestão de música mongol (é um tipo de DIY moderno mas bastante inspirado na música tradicional mongol) é Hanggai:

      https://www.youtube.com/watch?v=R_RR_D3uses

      • hugoeustaquio

        Vocês podem ouvir essa música enquanto se imaginam seguindo o grande Khan com uma cidade incendiada ao fundo e dançando sobre cadáveres.

  • hugoeustaquio

    Atendendo ao pedido do último episódio:
    Me chamo Hugo, sou programador, moro em Belo Horizonte / MG e tenho 31 anos.
    Meu episódio histórico favorito é a guerra do balde. Também gosto muito da história de quando Júlio César foi sequestrado por piratas. Ficam aí minhas sugestões.

    Abraços

  • Pablo Barroso Rocha

    Também vim me identificar, como pedido no episódio: sou mineiro de Juiz de Fora, moro atual e temporariamente em Copenhague a trabalho. Sou um grande fã do Podcast de vocês, ouço assim que é lançado e já estou angariando novos fãs! Parabéns e obrigado!

    • Christian Focking

      Que bom sabermos que nosso programa atinge brasileiros por todo o mundo. Caro ouvinte, suas palavras são muito importantes para nós. Continue ouvindo, que programas FASCINANTES serão divulgados nas próximas semanas.

      • Pablo Barroso Rocha

        Que ótimo! Já estava sentindo falta esses dias!

        Abraços

  • Mateus Saldanha

    Meu nome é Mateus, sou de Fortaleza, estudante de arquitetura e urbanismo, 18 anos e escuto vocês desde o primeiro programa. Gosto muito do podcast e gostaria que falassem sobre Roma, o Império dos Impérios. Também seria legal se vcs fizessem um episódio de crossovers históricos, tipo e se Júlio César enfrentasse Alexandre, etc.

    • Christian Focking

      Muito boa sua ideia, caro ouvinte! Vamos fazer algo assim logo que possível. Obrigado pela atenção e fique ligado nos pr[oximos programas.

  • Igor Gonçalves

    Meu nome é Igor, sou do Rio de Janeiro. Trabalho coordenando uns fanfarrões no mkt da empresa, tenho 27 anos. Acredito que vocês tenham uma agenda de pautas e etc, mas adoro ouvir histórias sobre a corrida espacial, o que nos levou ao espaço e aonde poderemos chegar, sei que essa última parte é meio fora do escopo do programa de vocês, mas seria muito interessante uma versão mais simplificada do quadro “E se” ao final de cada programa. Vlw continuem o trabalho muito bom de vocês e até o próximo comentário!

  • Lucas Miguelão

    Olá, meu nome é Lucas, sou de São Paulo porém resido no MS, sou professor de história tenho 22 anos e conheci o podcast de vocês por indicação de algum de seus alunos no grupo skynerd do Facebook. Acompanho vocês desde o primeiro episódio. Estou gostando muito até agora, espero que voces continuem por muito tempo trazendo informação e bom humor a cada sexta feira. Parabéns pelo trabalho.

    • Christian Focking

      Agradecido, caro ouvinte! Em nome de meus colegas(não preciso do aval deles) e no meu, quero que saiba que nosso ouvintes são muito valorizados e tentamos sempre fazer algo que seja divertido e ao mesmo tempo, informativo. Obrigado!

  • Guilherme Silva

    Fala cronocaster’s, a tempo procurava um podcast como este sobre história, fantástico e ‘interessante’, gosto muito da dinâmica de vocês, bom deixa eu me aprensentar tenho 26 anos, moro em Curitiba- PR, e espero que vocês continuem com o excelente trabalho, e ah! façam um ep. sobre história do comércio/dinheiro :)

    • Igor Gonçalves

      Gostei do tema, história sobre o dinheiro é muito bom, ainda mais em tempos de crises =D

    • Christian Focking

      Muito obrigado, caro ouvinte. estamos coletando sugestões e assim que possível vamos trabalhar com esses temas. Agradecemos o apoio!

  • Lisbino Carmo

    Saudações! Meu nome é Lisbino do Carmo, 36 anos, analista judiciário do TJE/PA e moro em Belém. Parabéns pelo trabalho! Muito bom podermos ouvir sobre história e aprender demais com seus podcasts. Gostaria muito que vocês falassem sobre um tema relacionado os islamitas e a criação do Estado Islâmico, diferenciando os conceitos e demonstrando o mecanismo que criou esta crise que vivemos hoje.

    • Christian Focking

      Obrigado! Está em nossos planos um programa sobre o Islamismo, mas gostaríamos de contar com um participante islâmico, que pudesse dar uma perspectiva mais profunda. Novamente, agradecemos muito suas opiniões e sugestões.

  • Bruno Rodrigues

    Galera, to ouvindo!!!!! Atendendo aos pedidos, estou aqui me manifestando!!! Sou de São Paulo, ZN. Comecei escutar no programa sobre a FEB, aí baixei todos pois a proposta de vcs é bem bacana, escutei o sobre Alexandre hj, nesse momento só faltam 5 programas para eu zerar o Cronocast!! Vou fazer uma avaliação lá no iTunes tb pois sei que isso ajuda, por favor, continuem com esse projeto!!

    Abraços,

    Bruno

    • Equipe Cronologico

      Olá Bruno! Obrigado pela audiência! Abraços! :)